quinta-feira, outubro 05, 2006

Por Uma Análise Política da Corrupção

(escrito antes do primeiro turno das eleições)

Muito bem assinalava um companheiro de trabalho quando estudávamos juntos O Capital, de Karl Marx: “É um livro sobre política”. O conceito de mais-valia, elaborado a partir da análise histórica do valor das mercadorias, é eminentemente político: não se trata de um roubo, mas do grau de exploração do trabalhador por parte do capitalista, que não é um ladrão, mas uma marionete do capital. Marx, com isso, não deixa espaços para moralismos em sua análise da luta de classes.

Podemos transportar esse ponto para uma reflexão sobre o tema da corrupção, tão caro a nós brasileiros em nossa história. Caro, principalmente, pela maneira como geralmente é tratado.

Toda corrupção é política. A despeito disso, há os que se preocupam em fazer uma análise moral desse tema, a qual não deixa, também, de fazer parte de uma estratégia política, ainda que inconsciente. Nesse terreiro, há um embate nítido entre dois discursos amplamente antagônicos em suas práxis: o da moralização da política e o da politização da moral.

Tentemos definir corrupção. A corrupção pode ser, simplesmente, um mecanismo de desvio de dinheiro público para enriquecimento privado. Não se trata de um simples roubo, é preciso ressaltar, mas da privatização discricionária de recursos coletivos. Privatização que, geralmente, compensa com sobras o custo político de sua operação, ainda que seja deflagrada, denunciada.

A corrupção pode ser, mais especificamente, uma estratégia de cooptação: não apenas uma mera compra de mercenários, mas parte de uma coligação política, não necessariamente partidária. Lembremos que toda aliança política tem seu custo e que todo valor de troca tem seu preço, ainda que nem sempre possa ser monetarizável. Quando mais se usa o expediente da corrupção como estratégia política, podemos deduzir que as condições políticas de manobra são mais escassas.

Nesta análise, importa pouco o estatuto jurídico desse “desvio”. A lei jurídica não é um ente divino, mas também uma estratégia política.

O discurso pela moralização da política tem caráter higienista. É preciso limpar o mar de lama. Os ladrões imorais precisam ser execrados. Não há proposta de mudança estrutural, mas de aumento irrestrito da fiscalização e da vigilância. Prega-se, e o verbo aqui é o mais adequado, o aperfeiçoamento idealizado da sociedade disciplinar. Prescreve-se, no nível macro, a moralização de todos os indivíduos.

O discurso da politização da moral é eminentemente histórico. Ao contrário do histrionismo dogmático de seu antagonista, ele busca localizar as origens da corrupção na seqüência histórica do país. Busca apontar os interesses de classe que estruturam essa corrupção, sem isentá-los de seus custos políticos, ampliando a fundamental problematização sobre a oposição público/privado.

Trata-se de uma disputa por hegemonia, na qual fica claro onde está sendo construída a viabilidade política de se reduzir a corrupção a níveis mínimos, irrelevantes. Mas isso não interessa a todos, obviamente. Há sujeitos aderindo em ambos os lados. No atual momento histórico do nosso país, muitos posicionamentos, até então velados, estão vindo à tona.

-

Crise política no Brasil (só aqui?) não é exceção, é regra. Poucos são os períodos históricos neste país quando houve relativa estabilidade político-governamental. Mas acabamos de passar por uma crise política bastante singular, tendo em vista que envolveu um ator político que até então nunca havia avançado até a trincheira do executivo federal: o Partido dos Trabalhadores.

Neste presente setembro de 2006, não dá para falar de política sem se falar de eleições. E abro um parêntesis para definir o que é eleitoreiro, em termos políticos: uma estratégia, e não, como muitos beatos propagam, um defeito moral. Do ponto de vista da política, não podemos julgar a priori manobras eleitoreiras, já que uma eleição não é um acontecimento de importância qualquer.

Alguns colegas próximos gostaram de me cutucar, dizendo que o Lula havia cometido um ato falho no Jornal Nacional, durante a entrevista com os candidatos, ao dizer que era preciso “combater a ética”. Não vi a tal entrevista e não avalio tal declaração como um ato falho clássico (o das oposições diretas), mas como um posicionamento discursivo importante, como se nosso presidente dissesse: “Não podemos analisar a corrupção através do ponto de vista de uma ética abstrata, supostamente neutra, que prega a total erradicação dos desvios”. Em outras palavras, mais diretas: “Precisamos combater a ética moralista e hipócrita do PSDB, do PFL e de seus correligionários”. Lula não conseguiu completar a frase, e teve que arcar com o custo da gafe, provavelmente pequeno. Faz parte. Não se pode dizer tudo.

Miremos um pouco nos outros candidatos. A coligação discursiva entre PSDB e P-SOL, representados por Geraldo Alckmin e Heloísa Helena, está cada vez mais clara. Chega a ser gritante, passando a um ponto em que todas as pesquisas de opinião, sem exceção, das mais confiáveis às mais duvidosas, indicam que Alckmin e Helena disputam o mesmo eleitorado. Ambos vociferam ao propor a moralização plena dos políticos. Querem perseguir os ladrões, os traidores. Encaram política como se fosse uma velha e remoída questão de honra. Desprezam as condições políticas do país e lavam suas mãos diante da construção de uma efetiva alternativa à esquerda que está sendo empunhada pelo governo Lula e apoiada pela população, não sem distorções. Com muita sensibilidade, percebeu Miguel do Rosário certa feita em seu blog Óleo do Diabo, ao sinalizar que os projetos de esquerda deste século não se baseiam mais em promessas, mas em resultados. E não são consolidados em um processo higiênico, perfeito, cheiroso e com talquinho.

Não é por acaso que acabo de ler, na imprensa cibernética (IG), um comentário de Alckmin a respeito de uma frase de Lula. Falou o presidente: “Democracia não é só coisa limpa não. Democracia às vezes tem dessas coisas que nos causam preocupação, que nos causam desgosto, mas nós temos que saber enfrentar porque vamos derrotá-los não é batendo boca com eles não”. Comenta então o tucano, em tom eliminatório, caçador, genocida, de chacina, além de deturpador: "Vi o presidente declarar que democracia não é coisa limpa. Quem pensa dessa forma não deveria fazer política". E FHC completou, em recente declaração, ao afirmar que Alckmin tem “as virtudes morais” que Lula não possui.

O mesmo colega de trabalho que citei no início deste texto é hoje filiado ao P-SOL. Acho que está muito equivocado, mas continuo nutrindo por ele um grande carinho. Recordo-me, entretanto, de uma colocação sua enquanto estudávamos juntos: que Marx superava a oposição entre hegelianos de esquerda e de direita sendo um kantiano de esquerda. Discordo diametralmente. Não podemos idealizar Marx, nem qualquer projeto de socialismo, sob o risco de estragá-lo, de levá-lo a fatigantes fracassos.

Isso tudo me leva a uma bela frase de Bertolt Brecht, que pode muito bem aqui ser transposta, retirada da peça Vida de Galileu:

“A causa principal da pobreza, em ciência, é a riqueza presumida. A finalidade da ciência não é abrir a porta ao saber infinito. Mas colocar um limite à infinitude do erro”.

Acho que, na política, o negócio também vai por aí.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Interessante se notar como funciona a trama midiático-eleitoreira para derrubar Lula. Assim como ocorreu com o "Caçador de Marajás", um slogan criado pela elite para eleger Collor, para estas eleições, há mais de um ano criaram o slogan da ética. A Dona Ética como cabo eleitoral. Isto dá vômito. Engraçado se notar o reacionário Ferreira Gullar defendendo o monopólio sobre a Dona Ética ao defender seu tosco ponto de vista segundo o qual somente ACM, Jorge Apagão e outros famosos ladrões públicos podem empunha a bandeira política da Dona Ética. Um momento. Vou vomitar.

2:20 PM  
Blogger O Anão Corcunda said...

Valeu pelo comentário, Zé Carlos! Precisamos ficar atentos às apropriações estratégicas de certos conceitos por parte dos atores políticos em questão nessas eleições, e a quem eles representam. O que o PSDB chama de ética é uma coisa (um atributo moral de pessoas sem pecado, sujeito a uma eterna e totalizante fiscalização policialesca) e o que o PT chama de ética é outra (conjunto de atuações na práxis política, sujeito a permanente autocrítica). Nossa posição precisa partir dessa diferenciação.
Quanto ao Ferreira Gullar, mais um triste fim, daquele que foi um grande poeta. As pessoas mudam. Algumas vezes, pra pior.

12:17 AM  

Postar um comentário

<< Home